"A princípio era um pequeno ajuntamento de casas. Pouco mais que uma fazenda, dividida entre José Francisco da Conceição, filho de índios, casado com Maria Ercília, dos Almeida da Fazenda Pimenteira, e Francisco Xavier Baptista, casado com Margaria Maria, irmã de José Francisco. Desses dois troncos veio a maior parte dos habitantes do lugar, com muitos casamentos entre primos, o que a genética desaconselhava, mas era imposto pelo isolamento....
O nome do lugar era Pau Ferro, provavelmente devido ao grande número desse tipo de árvore em suas matas. Quando a Leste Brasileiro resolveu prolongar os seus trilhos em direção a Sergipe, partindo de Alagoinhas, o primeiro trecho construído ia até Esplanada.
Como Pau Ferro ficava exatamente no meio, a igual distância das duas cidades, a estação foi inaugurada com o nome de Sítio do Meio. E todo povoado passou a ser assim conhecido...."
Trecho retirado do livro, Uma Rede na Varanda de Théo Machado, filho de Sítio do Meio, que tanto escreveu nos seus livros sobre Sítio do Meio e seu povo.
Onde fica esse lugar? Théo Machado respondeu assim:
"... Não vou me ofender com a ignorância. Pelo contrário, com a alegria de um missionário ao ensinar o caminho do Paraíso aos infelizes envoltos nas brumas do paganismo, vou responder que é um povoado do Município de Entre Rios, norte da Bahia, a cerca de cento e cinquenta quilômetros de Salvador e mais ou menos trinta de Alagoinhas, a caminho de Sergipe, pela BR-101, à qual está ligado por dois quilômetros de buracos, apesar das promessas dos muitos políticos beneficiados com os votos dos meus conterrâneos..."
A data mais antiga e provável de fundação de Sítio do Meio, como povoado é de 30 de Março de 1887.
Continua..
2 comentários:
Fábio, ótima ideia esse site sobre Sitio. Vc esta de parabéns!!
EM 1984 EU FUI VISITAR UM TIO QUEM MOROU AI, TENHO ATÉ UMA FOTO TIRADA DO LADO DA IGREJINHA, GOSTARIA DE IR AI DE NOVO, E LEMBRO QUE FIZ ATÉ UM AMIGO CHAMADO JOAQUIM.
Postar um comentário