BREVE HISTÓRIA DE UM POVOADO

"A princípio era um pequeno ajuntamento de casas. Pouco mais que uma fazenda, dividida entre José Francisco da Conceição, filho de índios, casado com Maria Ercília, dos Almeida da Fazenda Pimenteira, e Francisco Xavier Baptista, casado com Margarida Maria, irmã de José Francisco. Desses dois troncos veio a maior parte dos habitantes do lugar, com muitos casamentos entre primos, o que a genética desaconselhava, mas era imposto pelo isolamento....
O nome do lugar era Pau Ferro, provavelmente devido ao grande número desse tipo de árvore em suas matas. Quando a Leste Brasileiro resolveu prolongar os seus trilhos em direção a Sergipe, partindo de Alagoinhas, o primeiro trecho construído ia até Esplanada.
         Como Pau Ferro ficava exatamente no meio, a igual distância das duas cidades, a estação foi inaugurada com o nome de Sítio do Meio. E todo povoado passou a ser assim conhecido...."

       Trecho retirado do livro, Uma Rede na Varanda de Théo Machado, filho de Sítio do Meio, que tanto escreveu nos seus livros sobre Sítio do Meio e seu povo.
         Onde fica esse lugar? Théo Machado respondeu assim:

  "... Não vou me ofender com a ignorância. Pelo contrário, com a alegria de um missionário ao ensinar o caminho do Paraíso aos infelizes envoltos nas brumas do paganismo, vou responder que é um povoado do Município de Entre Rios, norte da Bahia, a cerca de cento e cinquenta quilômetros de Salvador e mais ou menos trinta de Alagoinhas, a caminho de Sergipe, pela BR-101, à qual está ligado por dois quilômetros de buracos, apesar das promessas dos muitos políticos beneficiados com os votos dos meus conterrâneos..."

          

8 comentários:

Eduardo José Castro dos Santos Silva disse...

Nunca imaginei que iria encontrar o site do Povoado de Sítio do Meio, tenho um pouco mais de 30 anos e sempre que tenho tempo passo nessa região.
Desde de criança quando ia para capianga e logo depois passava em sitio do meio, é uma pena que a região continua a mesma, abandonada pelo o poder publico.
Na região tem até parlamentar e sempre teve, mas o interesse é apenas ganhar o voto desse povo que viver por lá.
Abraços e obrigado a pessoa que fez esse site, gostei muito das fotos depois irei olhar com detalhe para ver se não tem alguém da minha familia.

Eduardo Castro
http://eduhistoriador.blogspot.com/

Anônimo disse...

Muito Bom!!

joseane brito de jesus disse...

meus pais nasceram em um fazenda em capianga ou seja quebra cabaça e eu tinha muita vontade de rever o local onde morei ate meus treze anos. era muito linda joseane brito de jesus

Raul Regis disse...

Com a certeza de dias melhores, faremos Um Sitio do Meio mais justo, mais Humano,restaurando nossos prédios, nossa cultura, valorizando nossa História, recuperando nosso bem estar coletivo, Nosso Sitio do Meio não pode ficar a mercê de pessoas individualistas, e sim rezar a cartilha do coletivo.
Fábio, quero registrar o orgulho de tê-lo como filho desta terra e que Deus continue abençoando para que você possa sempre destacar esse amor e dar-lhe bastante força para continuar exercendo este papel de contribuição por esse Povoado amado, conte comigo estarei sempre disponível por Sitio do Meio.


Raul Regis

Unknown disse...

Gostei! gosto muito desse luga é meu porto seguro quando estou ai não quero nem mais volta eu que cheguei com 4 anos de idade vir de tudo consedero como lugar onde eu nasci e mim criei

Anônimo disse...

Gostei de saber que tem um site que fala sobre o Sitio do Meio onde passo minhas ferias

Raquel sobrinha de gilson

Unknown disse...

Sitio Do Meio
Está Realmente Esquecido Pelo Poder Público esperamos melhoras em breve

Anônimo disse...

Lamentavelmente, o povo esquece muito rapido dos problemas e continua a confiar em homens leia o salmos 146:3 e 4. Só mediante o governo de Deus seremos beneficiados Mateus 6:9...

Postar um comentário

 
Criação de Fábio Toledo