O Transbaião passa por aqui!

Estação Coty - Sítio do Meio.
A estação foi reinaugurada em 1945 com o nome de Sítio do Meio, alterado posteriormente para Coty . A estação está abandonada desde da década de 90. 
"A Estação de Coty, conforme a placa do tempo da RFFSA, escreve-se assim mesmo com y e virou um depósito de vagões abandonados pela FCA, apesar de já ter servido até de local de festa da pequena vila. Mais uma estação esquecida e condenada ao descaso. O interessante desta estação é que ela é do tipo "ilha", ou seja, possui ramais de ambos os lados, o que significa que a mesma era uma estação de divisão da linha tronco, que nela as composições de ida e volta se encontravam para permitir a passagem" (Sydney Corrêa, 11;2010).


HISTÓRICO DA LINHA

Estação Coty - Sítio do Meio
 Inicialmente chamado de ramal de Timbó, a linha que ligaria a estação de São Francisco, em Alagoinhas, a Sergipe foi aberta em 1887 até a localidade de Timbó, atual Esplanada. Dali para a frente foi sendo prolongada aos poucos a partir de 1908, atingindo Aracaju em 1913, Cedron em 1915 e Propriá somente em 1956, às margens do rio São Francisco. Para se ligar com a linha vinda do Recife naquele ponto, então, somente nos anos 1970, quando a ponte sobre o rio foi construída permitindo a interligação ferroviária direta com o Nordeste.


Vagões abandonados na Estação Coty - Sítio do Meio 
É nessa linha e estação histórica que vai passar novamente o Transbaião, projeto muito bom do Deputado Federal pelo PP Luiz Argôlo, a ideia do projeto é resgatar o transporte ferroviário de passageiros, através de um trem que agrega cultura, gastronomia, diversão e lazer. 
Todos ficariam felizes se a própria estação, também fosse resgatada do estado de destruição em que se encontra, e que se pudesse ser usada pela comunidade de Sítio do Meio para fins de aprendizagem, educação é lazer. A comunidade espera que o poder público veja com carinho a situação da nossa velha estação e resolva a transformar em um belo ponto turístico, e também a torne útil para a comunidade. Pois hoje ela funciona como ponto de acumulo de vagões velhos, ponto para uso de drogas e uso como motel.

(Fontes: Sidney Corrêa; Ricardo S. C. Régis; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil)

Veja mais fotos da estação:

 

 

 

 

 


2 comentários:

Raul disse...

É uma vergonha, existem pessoas com coração de pedra e políticos com o coração de ferro!!! è assim que resumo este meu comentário, até quando vamos arranjar descupas que não podemos fazer nada para mudar esta realidade. Em 2007, estas fotos foram para em Brasilia, na messa de alhuns deputados e no DNIT, sendo que até agora nada......

Raul Regis

Raul disse...

Será até quando que a vergonha fará parte de Políticos, porque eles festejam "Transbaião", festa da Padroeira etc... com que cara ainda marcam presença fisica nesta, pois é, será que só nós moradores que sentimos esta vergonha, CARTÃO VERMELHO" neles.


Raul Regis

Postar um comentário

 
Criação de Fábio Toledo