Mais um pouco da história ..

Aqueles que pergunta como surgiu a comunidade de Sítio do Meio e como era a vida naquela época, vai abaixo um breve relato feito por Aílton Santos Souza, Aílton de Bento como melhor conhecido

" Como e quando surgiu a comunidade de Sítio do Meio, no sítio pau ferro foi erguida a Estação Ferroviária, que deu origem a formação povoado, o nome da estação e do povoado , foi devido ao sítio ficava no meio do percusso quando a ferrovia foi prolongada de Alagoinhas a Timbó ( Esplanada), a data  de inauguração da Estação foi em 30 de Março de 1887. Sítio do Meio pertence ao município de Entre Rios desde o seu surgimento, com o tempo aqui passou a ter escola, delegacia de polícia, correios, mercado municipal, e um bom comércio como farmácia, lojas, padaria etc. 
    O meio de subsistência da comunidade foi por muito tempo a agropecuária, produção Industrial ( Olaria, Fábrica de Fubá de Milho, Trapiche de Fumo, Alambiques, Fabricação de Charutos, Costuras, Cerâmicas, Artesanatos, Pães, Linguiças e etc.
O meio de Transporte?
Trem, Carro de Boi, Cavalos, etc.
Qual era o lazer?
      Festa de Natal, São João, Barquinha, Queima de Judas, Noite de Rezas na Igreja e nas casas, Bailes de Forró, Carnaval, Cantigas de Rodas, Futebol, Corridas de Cavalos, Quebra potes, Pau de Sebo, e bate-papo nas calçadas. Tinha a Igreja Católica, o terreiro de Dona Laura e Centro Espirita de Isaura de Manoel Amâncio. 
    As pessoas resolviam seus problemas de saúde através da farmácia modelo de Sr. Felinto Gomes de Moraes, que fazia tantas pequenas cirurgias, exames etc. E tinha também  D. Albertina Batista (Santinha) também fazia curativos, extrações de dentes e dava ao povo muitos remédios caseiros."

Depois de muitas pesquisas, consegui encontra o primeiro mapa que aparece Sítio do Meio, o mapa foi feito no ano de 1892, 5 anos após a inauguração da estação.  Veja abaixo o nome de Sítio do Meio em vermelho abaixo de Entre Rios:

Em vermelho é mostrado os nomes das estações ferroviárias da época. (Recorte) 

Dados do Mapa:



O mapa completo da Bahia em 1892.
Foto de um dos primeiros modelos de locomotivas a rodar na Bahia e inclusive na linha de Sítio do Meio.




0 comentários:

Postar um comentário

 
Criação de Fábio Toledo